Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão Política

Porque a política têm que ser feita de verdades!

Visão Política

Porque a política têm que ser feita de verdades!

YouTube

03.Jun.20

Winston Churchill disse que "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas"?

Winston.jpeg

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill, que lutou contra o regime de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, é autor da frase: "Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas". A frase atribuída ao primeiro-ministro britânico já circulou há dois anos numa outra versão como sendo de José Saramago. Ela não foi dita por nenhum dos dois.

A afirmação falsa já circulou anos atrás e no exterior. E a International Churchill Society (ICS), entidade fundada para preservar a memória do político, em 1968, após sua morte, inclusive, já a desmentiu.


Em agosto de 2018, o governador do Texas, Greg Abbott, publicou-a no Twitter. A ICS corrigiu, dizendo que a frase não está entre as documentadas como sendo de Churchill, e esclarecendo também que o primeiro-ministro era crítico de modelos políticos extremos, como o comunismo e o fascismo.

Abbott eliminou o twee, mas, em discurso, defendeu a tese contida nele. Desde então, veículos de comunicação vêm esclarecendo que o aforismo não é da autoria de Churchill. Agências internacionais de checagem, como Snopes e Politifact, também já publicaram desmentidos. O National Churchill Museum diz que não há essa frase entre as 15 milhões de palavras catalogadas do político.

Uma Frase parecida já havia sido atribuída, também em 2018, na Espanha e no Brasil, ao escritor José Saramago. A fundação José Saramago também já a desmentiu.

 

AJUDE NA LIBERDADE DE IMPRENSA