Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão Política

Porque a política têm que ser feita de verdades!

Visão Política

Porque a política têm que ser feita de verdades!

YouTube

05.Set.20

É preciso liberalizar a saúde em Portugal!

visao_politica_20200905_3.png

A Suíça é o país com maior número de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde per capita do mundo. Esses dados são retirados do Global Health Security Index no ano de 2019.

 

Como funciona o sistema de saúde suíço?

O sistema de saúde suíço é fortemente caracterizado pelo federalismo, a sua qualidade e capacidade de resposta tornam o sistema de saúde, privado, no topo dos melhores do mundo.

 

Na Suíça, os cantões dispõem de vastas competências no setor da saúde (por exemplo, no fornecimento de serviços hospitalares, na medicina de ponta, na autorização do exercício de atividades e na prevenção). Por sua vez, a Confederação é responsável pelo seguro de saúde obrigatório, pela luta contra doenças transmissíveis e pela medicina reprodutiva e de transplantação. 

 

Todas as pessoas com residência na Suíça são obrigadas a fazer um seguro básico de saúde, podendo escolher livremente a seguradora. A quantidade de prêmios mensal depende da comuna de residência, do sexo, da idade e do valor selecionado de franquia entre os 300 e os 2500 francos para adultos. Em 2017, o prêmio mensal médio para o seguro básico obrigatório (incluindo a cobertura para acidentes) a ascendeu aos 447 francos. Além do seguro básico, cada segurado pode fazer seguros adicionais facultativos. 

 

As despesas de saúde na Suíça perfazem 11,7% do PIB. Em 2014 ascenderam aos 71,2 bilhões de francos, comparado 51,7 bilhões em 2004. Em relação aos custos dos serviços de saúde per capita, a Suíça encontra-se em segundo lugar entre os países da OCDE, atrás dos EUA, com as despesas de saúde mais elevadas. 

 

O aumento dos custos de saúde é atribuído ao envelhecimento da população, aos avanços da medicina e à crescente procura de serviços médicos por parte da população. Estão a tentar limitar os custos de saúde com uma série de medidas. Estas medidas incluem a promoção de modelos Managed Care nos seguros de saúde obrigatórios, o novo financiamento de hospitais com um preço fixo por serviço prestado e a estratégia "eHealth". 

 

Nos anos anteriores, vários cantões reorganizaram os seus serviços hospitalares, áreas especiais individuais da medicina foram reunidas num só lugar e foram fechadas instituições.

AJUDE NA LIBERDADE DE IMPRENSA