Diferenças entre FEMINISMO LIBERAL e SOCIALISTA

Vários estereótipos giram em torno do feminismo. O feminismo é um movimento que surgiu para lutar por direitos sociais e políticos iguais para homens e mulheres. Segundo defende esta corrente, se acha que mulheres não merecem tratamento inferior por serem mulheres, então é feminista.

Contudo, existem várias vertentes do feminismo. Isto quer dizer que existem várias formas de pensar sobre como essa equiparação de direitos e oportunidades entre homens e mulheres podem ser conquistadas.

As duas correntes aqui abordadas são: as diferenças entre o FEMINISMO LIBERAL e o FEMINISMO SOCIALISTA

FEMINISMO LIBERAL

Considerada a corrente ideológica do feminismo mais antiga. Surgiu na Revolução Francesa [século XIX], com Mary Wollstonecraft em “Reivindicação dos Direitos das Mulheres”. Esta vertente tem como objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres por vias institucionais de forma gradual. O foco não é abalar as estruturas, mas sim inserir as mulheres dentro delas. Por isso a importância da representatividade feminina em cargos públicos e em posições de liderança/poder.

O feminismo liberal está centrado no indivíduo mulher e na sua liberdade de escolhas e o lugar dos homens nessa linha de pensamento é ao lado das mulheres.

Questões pessoais não estão afastadas do debate. Como popularizou Betty Friedan, um dos ícones desta corrente: “O pessoal é político”. Foi assim que ela incluiu na agenda questões como aborto, liberalização sexual, padrões de beleza, violência doméstica, entre outros.

Outro exemplo é o da prostituição, as liberais são a favor da famosa “pornografia feminista” e da regulamentação da prostituição como um trabalho comum, visto que acreditam que as mulheres têm total liberdade sobre o próprio corpo e podem escolher vendê-lo, bem como consumir outros corpos – desde que com consentimento.

Sendo assim, a vertente não levaria em consideração os contextos que oprimem estrutural e sistematicamente as mulheres. De forma prática, isto significa que as feministas liberais pensam que as mulheres são completamente livres para escolher e controlar os seus corpos, como se o machismo fosse um impedimento pessoal, e não algo que de fato limita e coloque as mulheres como um todo e em diversos aspetos da vida. Da mesma forma, as liberais não se solidarizam ou procuram libertar mulheres que não conseguem, elas mesmas, combater o machismo.

Um dos exemplos do movimento feminista liberal foi a hashtag #HeForShe, da atriz britânica Emma Watson, que visava incorporar a participação dos homens à luta das mulheres por igualdade.

FEMINISMO SOCIALISTA

Surgiu como as primeiras críticas ao feminismo liberal. Resumidamente: este “tipo” acredita que a opressão contra as mulheres é fruto e só existe em conjunto com o capitalismo que, por si só, estimula a opressão por meio da sociedade de classes. Assim é visto o feminismo socialista.

De notar que o momento de surgimento da militância marxista: em plena Revolução Industrial. Os homens eram aqueles que saíam para trabalhar, enquanto as mulheres ficavam em casa, responsáveis pelos filhos. A primeira luta destas feministas foi pelo direito ao trabalho. Com o passar dos anos, tornou-se pela a abolição dos meios privados de produção e a redivisão sexual do trabalho.

Uma das questões centrais desta vertente é que as mulheres não devem emancipar-se somente no mercado de trabalho, mas também dentro da família. Assim, há procura por uma divisão mais justa do trabalho doméstico e reprodutivo.

A principal crítica feita a essa corrente é a valorização excessiva à condição económica da mulher e esquecer-se de que dominação e exploração também têm origens culturais e raciais.

Para análises e referências atuais do feminismo marxista, existe o trabalho da historiadora italiana Sylvia Federici, da ex-Pantera Negra Norte Americana Angela Davis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑