Como funciona o sistema de saúde na Suíça?

Considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo, segundo o The Lancet. A Suíça dispõe de um sistema de saúde privado e o custo para usufruir de hospitais com instalações de alto padrão, não enfrentar filas e ter à disposição equipamentos com tecnologia de ponta, são altos.

Por lei, qualquer habitante no país helvético tem de pelo menos dispor de um seguro de saúde básico. Para isso, existem muitas seguradoras, onde os preços variam conforme a idade do assegurado e o cantão onde reside. Para além disso, existem planos complementares. Cada seguradora oferece dezenas de opções como medicina alternativa, seguro viagem, odontologia, fitness, etc.

Cada recém-chegado ao país dispõe de 3 meses a partir da data de entrada para escolher um plano de saúde. O mesmo prazo é atribuído a recém-nascidos, ou seja, os pais têm 3 meses a partir da data de nascimento dos filhos para escolher um plano de saúde para o filho.

Quem não tiver condições mínimas para garantir um plano de saúde básico têm a possibilidade de financiamento público.

Nos últimos anos várias tentativas de reforma do sistema foram apresentadas, das quais uma, por exemplo era: uma proposta que pretendia substituir as mais de 80 seguradoras privadas por um sistema único público que administrasse o seguro saúde obrigatório. Porém, os suíços responderam e preferiam o atual sistema.

Segundo a Selma, habitante na Suíça, “não existe uma seguradora melhor do que a outra no quesito “plano base”. Não existem diferenças simplesmente porque as mesmas não fornecem o serviço (hospital, médicos, farmácias, etc.)”.

Ler também: Entenda com funciona o sistema de saúde da Alemanha

Listamos algumas das principais prestações do plano base obrigatório:

  • Tratamento ambulatorial: todos os assegurados têm direito a uma assistência médica completa e personalizada. O atendimento é feito num consultório médico do cantão de residência.
  • Internamento: se o tratamento ambulatorial não for suficiente, os pacientes têm o direito a internamento hospitalar em quartos coletivos. O plano cobre todos os custos da estadia, tratamentos e exames prescritos pelo médico.
  • Medicamentos: pagam-se os medicamentos que estão registados numa lista oficial; o mesmo acontece com exames laboratoriais e esses devem ser prescritos por um médico.
  • Fisioterapia: no máximo nove sessões distribuídas em 3 meses e se prescritas pelo médico.
  • Gravidez e parto: 7 exames de controlo e 2 exames de ultrassom. Se a gravidez for de risco, o plano base paga todos os exames.
  • Prevenção: a vacina infantil até os 16 anos; exame preventivo ginecológico 1 a cada 3 anos; mamografia a partir dos 50 anos a cada 2 anos.

Se desejar mais que o plano base é só escolher o seguro complementar, que por consequência os serviços cobertos pelo mesmo têm um preço suplementar.

Para além disso, existe a franquia que é determinante para o preço final do plano de saúde. Para adultos e jovens as franquias vão de 2500 (mais alta) a 300 (mais baixa). Quanto mais alta a franquia, menor será a mensalidade a pagar e vice-versa.

O que é a franquia?

Se consultar um médico, fizer fisioterapia ou ficar internado, recebe a posterior a fatura que deverá pagar, mais tarde envia a fatura para a seguradora e será reembolsado. Para comparação, funciona como a ADSE em Portugal só que neste caso cobre a população no geral ao contrário de Portugal que é atribuído apenas aos funcionários públicos.

Como é que funciona?

Se tiver um filho que tem a franquia mais alta (2500 chf), para ser reembolsado de alguma despesa teria que ter gasto mais de 2500 chf com despesas sanitárias.

Simulação

Segue um exemplo real do plano de saúde de um jovem de 20 anos:

Mensalidade plano de saúde base: 221,70 chf. Dividindo por 12 meses = 2.660,40 chf ao ano.

Franquia: 2500,00 chf

Despesa total com saúde em 2020: 53,60 chf

Neste caso os 53,60 chf não são reembolsados pela seguradora visto que, não iguala os 2500,00 chf da franquia, daí quanto mais alta for a franquia mais barata será a mensalidade.

Fonte: Fonte, Fonte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑