Como é que a Noruega atingiu a prosperidade económica?

A Noruega tem o 6º maior PIB per capita do mundo. Os noruegueses mantem-se há 12 anos seguidos com o maior IDH e com o menor nível de desigualdade do planeta – segundo a ONU jamais alguma sociedade atingira os números de desenvolvimento humano da Noruega.

Mas, como é que este país de apenas 5 milhões de habitantes transformou a economia em 70 anos e se tornou um dos mais ricos do mundo?

Curiosidade: A Noruega tem um elevado grau de intervenção em empresas como Apple, Google, Facebook e Amazon.

Em 1940 a economia norueguesa baseava-se na pesca e principalmente em serviços de navegação. Nessa época a Noruega já era um país estável, com um estilo de vida parecido com o dos franceses, mas não eram mais ricos que os suecos, nem do que os americanos. Contudo, na década de 1960 a economia norueguesa viria a mudar completamente pois, uma empresa de petróleo encontrara este recurso no mar do norte da Noruega. Na época o governo declarou como sendo sua propriedade e criou uma estatal, Statoil, uma petrolífera com o intuito de explorar esta riqueza. A empresa foi privatizada em 2001, porém, o governo norueguês ainda possui cerca de 67% de participações da mesma. A Noruega impôs um imposto de 78% para empresas que quisessem explorar petróleo, uma das maiores taxas do mundo no setor. A partir de 1980 o petróleo viria a corresponder a 20% do PIB norueguês com a Statoil a produzir a maior parte do petróleo extraído. De 1970 a 1980 o PIB do país passou de 12 biliões para 65 biliões derivado das riquezas deste recurso.

ler também: Como é que a Suíça atingiu a prosperidade económica?

Quando o petróleo viria a tornar-se muito lucrativo os economistas ficaram preocupados, o que ficou conhecido como ‘Doença Holandesa’ termo que define o que aconteceu na Holanda em 1970. Foram encontradas reservas de gás natural, o que viria a trazer um forte investimento para a economia holandesa. Este investimento tornou a moeda muito valorizada e por causa disso as exportações entraram em declínio, uma vez que os demais produtos se tornaram muito caros e outros países como os Estados Unidos tinham mercadorias mais baratas. Todos estes fatores forçaram a economia da Holanda a especializar-se na extração de gás natural tornando-se dependente deste recurso. Para além disso, o governo holandês aumentou os gastos públicos de forma desnecessária prejudicando em certos aspetos a economia.

A Noruega estava ciente deste problema por isso, em 1983, Hermod Skanland encontrou uma solução para evitar o problema. Ele defendia que o dinheiro ganho com o petróleo deveria ser remetido para um fundo de investimento controlado pelo governo que somente investiria em empresas estrangeiras para diversificar a economia local. Pois, quando o preço do petróleo entrasse em declínio, os rendimentos do fundo compensariam a perda uma vez que não dependeriam da sua própria economia para lucrar e além disso, garantiria que as próximas gerações lucrariam com essas riquezas quando o petróleo acabasse. Foi determinado também que o retorno que estas ações davam poderiam ser utilizados em gastos púbicos – exemplo: se o fundo rendesse 1% acima da inflação seria utilizado para melhorar a qualidade de vida dos noruegueses. Em 2019 este rendimento proporcionou lucro de 180 biliões de Dólares que foram utilizados para melhorar os sistemas públicos universais como a saúde e a educação.

O fundo norueguês ao longo do tempo foi extremamente bem-sucedido em 1998 estava fixado em 23 biliões e em 2019 alcançou o valor de 1 trilião de dólares o que representa 3x o PIB da Noruega. Corresponde a 214 mil dólares para cada cidadão do país.

Hoje tem em mão cerca de 1,5% de todas as ações do planeta e é um dos maiores investidores de empresas já referidas anteriormente como Apple, Microsoft, Facebook, Google, Nestlé e diversas outras empresas o que lhes proporciona voto nas corporações, ou seja, podem intervir diretamente nas decisões. Um exemplo desta influência foi em 2018 quando o fundo marcou uma união com os executivos do Facebook exigindo que fosse desenvolvido um sistema anti fake news nas redes sociais.

Há ainda muitas outras empresas sobre as quais tem influência, pois o fundo detém mais de 9 companhias espalhadas por todo o mundo. Só em 2019 interviriam nas resoluções de 6900 empresas. Para além disso, o fundo tem uma lista negra de produtores de tabaco, corrupção e armamentos. Dessa forma a Noruega usa a sua influência para estimular a sustentabilidade e paz.

Atualmente, por mais que os noruegueses sejam um dos povos mais ricos do mundo, o estilo de vida é muito mais simples do que países como os Emirados Árabes Unidos.

Fontes: Fonte, Fonte, Fonte, Fonte, Fonte.

One thought on “Como é que a Noruega atingiu a prosperidade económica?

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑