A liberdade é um valor pelo qual devemos lutar incansavelmente

A Liberdade é para mim um valor muito importante. Tão importante, que merece até ser escrito com maiúscula, mesmo que não seja algo obrigatório ou comum. Infelizmente, nos últimos tempos a Liberdade tem sido colocada em causa por inúmeros fatores, muitos deles só podendo ser classificados como esquálidos ou torpes.

Considero-me um defensor da Liberdade, mesmo quando é para fazer figuras tristes, como é o caso do Presidente da Juventude Popular de Sintra e o seu ‘animado’ Tik Tok, ou mais recentemente a história dos lábios vermelhos.

A Liberdade é um pilar basilar na defesa da Igualdade, ao contrário do que os comunistas pensam (perdoem a contradição) e defendem. A Liberdade é o que impede que os interesses de um indivíduo se sobreponham aos de outro. Há também quem defenda que a Liberdade de um grupo deve aniquilar a Liberdade do grupo, no entanto, muitas vezes esta premissa acaba por servir para suprimir a Liberdade de todos os indivíduos (como se viu com o Comunismo e o Fascismo). A sociedade Livre é também a única em que o indivíduo consegue traçar o seu próprio caminho, sem ter impedimentos do Estado ou de qualquer outra organização.

Quer, no entanto, o infortúnio e a desgraça que o ser humano nunca tenha sido verdadeiramente livre salvo raras exceções. Talvez o período em que tenha tido mais liberdade seja aquele em que não havia sociedade estabelecida. No entanto, hoje existe sociedade, e seria impensável regredir a um estilo de vida Paleolítico. Podemos optar, neste contexto, pelo que Rousseau, Hobbes e Locke defendem: o contrato social, em que abdicamos de parte da nossa liberdade por vivermos em sociedade. Até aqui tudo bem, tendo em conta que estes filósofos defendem um modelo de sociedade em que cada um pode dizer o que bem entender, e em que pode escolher o rumo da sua vida sem que ninguém a dite o que fazer.

Infelizmente, este modelo de sociedade evoluiu ao longo dos últimos dois séculos para algo muito mais perturbador, em que a sociedade quer tomar muitas decisões pelo indivíduo, impedindo-o até de ter certas opiniões por não serem comuns, ou porque a sociedade tem, em geral, um modo de encarar a vida que considera correto, e que deve, em consequência, tornar-se dogma.

Um exemplo concreto que considero um atentado à liberdade: a cultura do “cancelamento”; consiste em afastar todas as pessoas que não têm a mesma opinião que a maioria. Isto está a acontecer com os apoiantes de André Ventura. Ora, eu considero que apoiar o André Ventura não deve ser motivo para ser afastado, não só porque isso é pouco democrático, mas também porque não é essa a forma mais eficaz de combater as ideias néscias da pessoa em questão. Pior, quando percebe não dá conta da gravidade que é afastar alguém do debate, tornando o discurso e as opiniões homogéneas. Claro que não podemos deixar que sejam feitos ataques à democracia, até porque assegurar a Democracia é um importante passo para garantir a Liberdade.

Outro sintoma de que temos uma sociedade pouco livre é a ofensa. Nos dias que correm, qualquer coisa ofende. Se eu, por exemplo, fizer uma piada, uma onda de escandalizados e ofendidos rotular-me-á de imediato. Hoje, dizer uma piada ofende mais do que um crime. As pessoas já não podem expressar-se livremente, e quando entramos no patamar em que a sociedade procura impedir o indivíduo de dizer uma facécia, uma patetice, é um sintoma de que algo está errado.

A Liberdade é um valor pelo qual devemos lutar incansavelmente. Como dizia o maior político português de todos os tempos:

“A pessoa humana define-se pela liberdade. Ser homem é ser livre. Coartar a liberdade é despersonalizar; suprimi-la desumanizar. A liberdade de pensar é a liberdade de ser, pois implica a liberdade de exprimir o pensamento e a de realizar na ação”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑