Entenda com funciona o sistema de saúde da Alemanha

O sistema de saúde alemão é completamente diferente do português desde já porque o seguro de saúde é obrigatório para cidadãos residentes ou pessoas que estejam de passagem no país. Para conhecer melhor os seguros de saúde é necessário procurar saber como funciona o sistema de saúde alemão.

O sistema de saúde na Alemanha não é público

Ao contrário de Portugal, que qualquer pessoa pode ir ao hospital público ou a um centro de saúde e levar uns pontos, ter consultas de rotina, ou qualquer outra coisa, “gratuitamente”. Dai, a obrigatoriedade de todas as pessoas serem obrigadas a ter um seguro de saúde na Alemanha.

O Sistema de saúde na Alemanha é divido em seguro de saúde estatal e seguros de saúde privados. O seguro de saúde que vai ter depende da sua situação financeira e rendimentos anuais.

Seguro de saúde estatal

O seguro de saúde estatal na Alemanha equivale a uma taxa de 14,6% do salário (valor bruto). Todas as pessoas que têm emprego na Alemanha e recebem um valor (bruto) inferior a 60.470 euros por ano têm direito ao seguro de saúde estatal.

A taxa é dividida igualmente entre empregado e empregador, ou seja, cada uma das partes arca com 7,3% do encargo, sendo que a sua contribuição já vem automaticamente descontada do salário.

Seguro saúde privado na Alemanha

O seguro de saúde privado na Alemanha só pode ser contratado por pessoas que recebam um valor anual bruto superior a 60.750 euros.

A exceção são os estudantes, freelancers, e outras pessoas que não tenham um emprego na Alemanha, nestes casos deverão contratar um seguro de saúde privado. Geralmente as seguradoras oferecem pacotes especiais para este grupo de pessoas. Por outro lado, se receber mais do que os 60.750 euros anuais e quiser continuar com o seguro de saúde estatal, é possível.

Seguro de saúde estatal ou privado?

Bem, afirmar que um é se sobrepõe ao outro é relativo pois, isso vai de acordo com as suas necessidades. O que é certo e que o seguro de saúde privado abrange um maior leque de serviços. Por outro lado, o seguro de saúde estatal cobre também os constituintes do agregado familiar da pessoa que o contratou.

É possível contratar serviços adicionais privados?

Caso o seguro de saúde estatal não cubra todas as necessidades, o assinante poderá contratar seguros de saúde adicionais. Um exemplo muito comum é o seguro extra para tratamento dentário. Os seguros de saúde estatais na Alemanha podem cobrir serviços prestados por dentistas, mas com muitas restrições.

Custos de consultas, tratamentos e exames

Existe uma diferença fundamental entre os seguros estatal e privado. Quem tem o seguro de saúde estatal apenas recebe a cobrança do que não é pago pelo seguro. E antes do tratamento o paciente tem que ser informado dos itens e valores que serão cobrados. Assim, os valores não fazem tanta diferença caso o seguro cubra os tratamentos.

Quem tem seguro de saúde privado vai receber a cobrança e depois será reembolsado pela seguradora. Nesse caso os valores dos serviços médicos são tabelados, mas são os valores mínimos. Então, esses valores são usados pelos médicos como uma base sobre a qual eles podem cobrar de 30% a 350% do valor da tabela.

Os seguros cobrem os medicamentos

Concluímos com a parte mais apreciada pelos pacientes. Os seguros de saúde na Alemanha, sejam estatais ou privados, cobrem os custos dos medicamentos. Vale destacar que apenas os medicamentos receitados pelos médicos e não sejam puramente de finalidade estética são custeados pela seguradora.

Qualquer medicamento que custe mais de 4 ou 5 euros será pago pelo seguro de saúde.

A Alemanha, país onde praticamente, todos os cidadãos podem ter um plano de saúde. São 200 planos disponíveis e para que tenham esse tipo de assistência médica, os alemães contribuem com 8% de seu salário para o fundo de saúde, além dos empregadores, que também depositam o mesmo valor ao fundo. Quem não tem condições de pagar um plano de saúde, terá disponível a assistência pública. As crianças, no entanto, são cobertas pelo fundo de contribuintes. Esse modelo de gestão de saúde está sendo um tremendo sucesso na Alemanha.

Sugerir correção – artigos@visao-politica.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑